quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

2 em 1

Eu voltei voltei para ficar,pq aqui,aqui é meu lugar

Pois bem,hoje tive prova,amanhã também vou ter (e eu nao devia estar aqui),mas como eu amo esse espaço vou adiantar meu dever.

por que 2 em 1?

Hoje tem 2 assuntos em uma postagem!

pois é!

curta aê!





Copenhague,não não é o chocolate,é a capital da Dinamarca.


Mas,o que a capital da Dinamarca tem a ver com o meio ambiente?

Veja só:

07 de dezembro - Entre conversações e protestos, 192 países membros da UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima se reúnem com grande expectativa e uma coleção de impasses em Copenhague, capital da Dinamarca, entre os dias 7 e 18 de dezembro, para tentar alcançar um acordo climático global com medidas que impeçam que a temperatura do planeta continue subindo. Os pontos mais polêmicos são as metas de redução de gases-estufa e a falta de recursos financeiros para que as nações mais pobres se adaptem aos efeitos da mudança climática e criem economias com baixa utilização de carbono.

À MEDIDA QUE O FIM DO ANO SE APROXIMA, CRESCE A EXPECTATIVA EM TORNO DA CONFERÊNCIA DO CLIMA DE COPENHAGUE, A COP 15, QUE REUNIRÁ REPRESENTANTES DE 170 PAÍSES ENTRE 7 E 18 DE DEZEMBRO. “Pode-se esperar de tudo. De A a Z. De um fracasso total a um sucesso surpreendente”, diz o professor José Eli da Veiga, da FEA, observador atento a todas as informações científicas sobre as mudanças climáticas.

Yvo de Boer, secretário executivo da Convenção do Clima (UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change), já disse que não espera um acordo global em Copenhague. Segundo ele, as questões essenciais para a Conferência são: até que ponto os países industrializados estão dispostos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa? Até que ponto os principais países em desenvolvimento como China e Índia estão dispostos a limitar o crescimento de suas emissões? Como será financiada a ajuda requerida pelos países em desenvolvimento para se engajar na redução de suas emissões e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas? E como esses recursos serão administrados?

A reunião de Copenhague é vista como uma oportunidade para se chegar a um novo compromisso sobre o clima antes do término do Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em feve¬reiro de 2005 e se encerra em 2012. Ao falar sobre os desafios do momento, em seu livro Para Mudar o Futuro, concebido no primeiro ano de vigência do Protocolo de Kyoto, o professor Jacques Marcovitch, da FEA-USP, lembra que “se a globalização da economia foi o tema dominante do final do século XX, os riscos ambientais, ao lado dos riscos econômicos e dos riscos sociopolíticos, são temas que se impõem neste século inicial do terceiro milênio. E esta não é simplesmente uma questão instigadora de opiniões, mas o desafio a ser enfrentado solidariamente por todos os países. As mudanças climáticas e a poluição não podem ser vistas isolada¬mente, como fenômenos nacionais. As emissões de gases devassam fronteiras e formam, em todo o planeta, uma cadeia de propagação”.

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RISCOS

• O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
• Eventos climáticos extremos têm sido mais frequentes; o nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industrial.
• O aumento do nível do mar continuará por séculos em razão das escalas de tempo dos processos climáticos e feedbacks. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), em seu 4º Relatório de Avaliação, a redução da camada de gelo da Groenlândia deverá continuar a contribuir para o aumento do nível do mar depois de 2100. Se essa contração for mantida por vários séculos, o que levaria à completa eliminação dessa camada de gelo, o aumento do nível do mar será de aproximadamente sete metros.
• As projeções indicam que haverá contínua redução da cobertura de neve e aumento da profundidade do degelo nas regiões onde o solo é permanentemente coberto de gelo.
• Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
• Embora os efeitos regionais e locais possam variarrendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Áreas situadas no meio dos continentes, como o “grain belt” dos EUA e vastas áreas da Ásia, poderão provavelmente secar. Onde a agricultura em terrenos secos depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura. Essas mudanças poderão causar a desorganização do suprimento de alimentos em um mundo já caracterizado pela escassez de alimentos e fome.
• A invasão da água do mar causada pelo aumento do seu nível poderá reduzir a qualidade e quantidade de água potável. Essa é uma das grandes preocupações, uma vez que milhões de pessoas já não têm acesso à agua potável. O nível mais alto do mar já está contaminando fontes de água subterrânea em Israel e na Tailândia, em várias estados insulares do Pacífico, Índico e Caribe e em alguns dos mais produtivos deltas do mundo, tais como o Yantze, na China, e Mekong, no Vietnã.
• Grande parte das espécies em risco no mundo, entre elas 25% dos mamíferos e 12% dos pássaros, poderá ser extinta nas próximas décadas, em virtude das alterações que serão provocadas pelo aquecimento em florestas, pântanos e rangelands.
• As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças. É quase certo que o aquecimento global, dizem estudiosos da ONU, será injusto. Os países industrializados da América do Norte e Europa Ocidental, junto com alguns outros países como o Japão, são responsáveis pela maior parte das emissões passadas e correntes de gases de efeito estufa. Essas emissões são uma dívida provocada pelos altos padrões de vida desfrutados por uma minoria da população mundial. No entanto, aqueles que mais sofrerão com as mudanças climáticas estarão no mundo em desenvolvimento. Eles têm menos recursos para lidar com tempestades, inundações, secas

Entendeu?Já sabe o que Aquecimento Global pode causar?então fique atento!

------------------------------------------------------------------

Aaaah 2009...o que tenho a dizer para você?

Mais um ano chegando ao fim e agora,o que nos resta a fazer é :

1-Esperar ano que vem (nãão)

2-Fazer uma restrospectiva 2009

opa!

restrospectiva 2009?

Amei!

pois é!eu vou fazer uma aqui,no Blog da Nathy,desde o inicio do ano,atéé agora (ok,vai demorar um pouco para fazer essa post,mas como é final de ano,vale tudo para diversão,não é?)

Clima de Férias agora,o blog vai entrar em reformas

De novo?Claro,para acompanhar esse climão

Novas colunas como:

Verão rima com

Férias e tudo mais

aaah,viajens

Vida boa

ModaIn

---------
São 5 novas colunas!

*o*

E eu claro,estou animada com tudo isso,eu ia fazer a retrospectiva hoje,só que como eu tenho que estudar para a prova de amanhão...aí amanhã eu volto ashuashua,livre,leve e solta!Pronta para praia,bronzeamento,blogs,orkut,e outras coisas...

Bjs,
Nathy

PS:blog em reforma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coments

Volte ao inicio \/